terça-feira, 30 de novembro de 2010

Felicidade capital

Felicidade, este sim é um conceito com várias definições. O ser humano está sempre procurando e, se fosse fácil, poderíamos digitar no google "Onde e como se encontrar a felicidade" mas este, munido de toda sua objetividade diria: pesquisa não encontrada. Lógico que também haveria a possibilidade de se deparar com várias indicações de livros de auto-ajuda mas este, meus caros, seria o primeiro passo para bater na porta de um analista.

Na visão simplista de um jovem garoto pertencente às classes C, D e E, o sentimento se definiria em apenas uma palavra: dinheiro. Dinheiro pra pagar as contas e no final do mês curtir uma diversãozinha barata. Na visão do jovem menino rico, aquele que usufrui das verdinhas plantadas no jardim particular e que são servidas como alface e rúcula no almoço, a felicidade estaria onde o poder e as influências tivessem livre acesso para continuar e, às vezes, até aumentar seu serelepe jardinzinho.

A felicidade que nos é vendida e catequizada dia após dia nada mais é do que o titio Marx chama de "luta de classes". Para quem não sabe essa é a relação dominante e dominado e que aqui terá a conotação ganhador e perdedor. Deixa eu explicar melhor: sabe aquela sua promoção no emprego? Pois é, você está feliz e alguém foi rebaixado de cargo. Sabe aquela sua namorada incrível que nem mesmo você sabe como conseguiu arranjar? Pois é, amiguinho, ela concedeu uma tonelada de negativas a caras que eram tão legais quanto você e capazes de fazê-la feliz. E não vamos esquecer do vestibular onde você sonha todos os dias em dizimar toda sua concorrência pra conseguir uma vaguinha para o "futuro perfeito".

O fato é que esta felicidade capitalizada em ganhos e perdas, guerras, disputas e corrupção está tão impregnada nesta sociedade que você se vê em um labirinto de apenas uma saída: seguir o que  ela pensa ser o caminho comum à todos. Diploma, emprego, dinheiro, casamento, família... pouco importa como você conseguirá tudo isso, o que importa é que se você não conseguir será taxado como vagabundo, solteirão, folgado... E vai da sua parte querer ser carimbado com uma estrelinha dourada ou receber uma faixa com "LOOSER" escrito em letras garrafais.

Ninguém se importa com seus sentimentos, o mundo é cruel e não adianta querer mudá-lo porque, querendo ou não, você será moldado como seus pais, tios, avós, bisavós, tataravós.... Agora me digam, adianta ter esperaças?

2 comentários:

  1. Adorei seu texto "amiguinha" mas essa é a dura realidade... By: Vivi

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Texto My best friend. Concordo com você em varias aspectos, mais acredito que podemos ter esperanças sim, pelo menos em nos mesmos!
    By: Maris

    ResponderExcluir

Comentem essas infâmes libertinagens